Saiba como funciona os fluxos financeiros e contábeis/tributários para os usuário da Fotop

Saiba como funciona os fluxos financeiros e contábeis/tributários para os usuário da Fotop

A Fotop atua como um marketplace de vendas de fotos e uma plataforma que permite a criação de lojas white label para uso dos fotógrafos e empresas utilizadoras da Fotop.

Saiba como funciona o fluxo financeiro e contábil para cada região de atuação da Fotop.

Brasil 🇧🇷

O fluxo financeiro para as vendas realizadas é feito por uma modalidade que chamamos de "split de pagamento". No momento do pagamento do pedido de fotos, ocorre a distribuição dos valores nas contas dos favorecidos (Fotop, fotógrafos, dono do evento na plataforma, organizador e revenda). Não necessariamente em todos os pedidos os valores são divididos em todas essas partes. Muitas vezes não existem partes para o organizador, dono do evento na plataforma ou revenda.

Após a divisão dos valores a receber por cada parte, confira como funciona o fluxo financeiro e a organização tributária/contábil para cada região de atuação da Fotop. 

Após a divisão dos valores a receber por cada parte, os pagamentos seguem os prazos de compensação bancária por tipo de pagamento. PIX é instantâneo, boletos demoram até 2 dias úteis para estarem disponíveis e cartões de crédito seguem o prazo de compensação dos pagamentos: até 30 dias para pagamentos a vista, ou em mais meses quando parcelado. Para receber o dinheiro das vendas, você deve ter uma conta bancária no mesmo cpf/cnpj do seu cadastro e solicitar a transferência via painel de administração.

Contabilmente, a Fotop recebe uma comissão de vendas sobre as vendas e o fotógrafo/empresa de fotografia dona da foto é responsável por emitir um documento fiscal ao cliente final.

Ao final do mês, a Fotop emite uma nota ao fotógrafo/empresa de fotografia referente às comissões que foram retidas.

Caso exista um organizador do evento ou terceiro que também receba uma comissão, ele é responsável por emitir uma nota fiscal contra fotógrafo/empresa de fotografia ao final do mês.

Para que os fotógrafos possam cumprir suas obrigações fiscais com os clientes finais, a Fotop disponibiliza no painel de controle uma lista dos dados fiscais dos clientes que devem ser emitidos no período.

Passo a passo para baixar os dados para emissão de documentos fiscais:

1) Acesse o site painel.fotop.io e faça login com seu usuário e senha.

2) Acesso  menu financeiro:

 

3) Clique em "Dados para emissão de Nota Fiscal"


4) Selecione o tipo de nota fiscal que vai emitir:

  1. Venda Fotos (fotógrafos)
  1. Comissões de Parceiros (Se você é uma empresa de fotografia ou Fotógrafo que cria eventos
  1. Comissões Organizadores (Valor recebido pelo Organizador diretamente pelo Fotop)

5) Selecione o período

6) Clique em Visualizar

7) Faça Download do arquivo CSV e emita as NFs a partir do arquivo.

 

Veja como funciona:



América Latina 🌎

As vendas feitas em países da América Latina são feitas em moeda local e convertida para Euros. Essa conversão é feita no momento da venda pela cotação oficial e tem uma taxa de conversão de moeda (FX) de 3%. No início de cada mês, é feito o fechamento de valores a receber do mês anterior e um pagamento em Euros é enviado para uma conta no Payoneer registrada em nome do fotógrafo até o dia 10 ou primeiro dia útil depois do dia 10 de cada mês.

Contabilmente, a Fotop emite uma invoice para cada cliente que compra fotos e necessita de uma invoice com o valor total do fechamento do mês do fotógrafo/empresa de fotografia para fazer a remessa ao Payoneer. O fotógrafo autoriza no painel a emissão da invoice por parte da Fotop em nome do fotógrafo e a geração do documento será feita pela Fotop automaticamente e disponibilizada ao fotógrafo no painel para efeitos de controle e declaração de impostos.

Dados necessários do fotógrafo/empresa de fotografia:

  • Nome Completo
  • Endereço Completo
  • Email
  • Número de contribuinte

 Veja com funciona:


Europa, Estados Unidos e Austrália 🌍

O fluxo financeiro para as vendas realizadas em EUR (Euros), Doláres Americanos ou Dólares Australianos, é feito por uma modalidade chamada "split de pagamento". No momento do pagamento do pedido de fotos, ocorre a distribuição dos valores nas contas dos favorecidos (Fotop, fotógrafos, dono do evento na plataforma, organizador e revenda). Não necessariamente em todos os pedidos os valores são divididos em todas partes. Muitas vezes não existem partes para o organizador, dono do evento na plataforma ou revenda.

O fotógrafo/empresa de fotografia precisa ter uma conta no Stripe e conectar a Stripe no painel de administração. Após clicar no botão "connect", o fotógrafo/empresa de fotografia deve autenticar seus dados no Stripe. Após o pedido, o dinheiro já está na conta Stripe e tem um prazo de 3 dias para ficar disponível para resgate. Pelo próprio painel do Stripe é solicitada a transferência para conta bancaria.

Passo a passo:

1) Clicar em dados bancários:

2) Conectar a conta Stripe:


3) Siga as instruções na pagina do Stripe.

Contabilmente, a Fotop recebe uma comissão de vendas sobre as vendas e o fotógrafo/empresa de fotografia dona da foto é responsável pela emissão de uma invoice ao cliente final com o valor total da venda.

Ao final do mês, a Fotop emite uma invoice ao fotógrafo/empresa de fotografia referente às comissões que foram retidas.

Caso exista um organizador do evento ou terceiro que também receba uma comissão, ele é responsável por emitir uma invoice contra  fotógrafo/empresa de fotografia ao final do mês.

O processo de emissão de invoice ao cliente final por parte do fotógrafo/empresa de fotografia é automatizado e realizado pela Fotop, para isso é necessário que seja fornecida uma autorização para a Fotop por parte do usuário do sistema 

O fotógrafos / empresa de fotografia deve além de autorizar a Fotop a emitir as invoices em seu nome, informar o País onde tem residência fiscal e VAT caso tenham registro.

O fotógrafos / empresa de fotografia tem acesso a todas as invoices geradas pelo fotop em seu nome assim como a invoice gerada pelo Fotop para Fotógrafo no painel para efeitos de controle e declaração de impostos.

Veja como funciona:





    • Related Articles

    • O que é e como funciona o benefício Fotop Platinum

      Em quais países o Fotop Platinum está funcionando? Está recurso está funcionando no ?? Brasil e ?? Portugal. O que é o Fotop Platinum? O Fotop Platinum é um benefício dado aos fotógrafos com maior faturamento na região em que mais atuam. Os ...
    • Regras de conduta e boas práticas para fotógrafos em eventos 2024

      Este artigo tem como objetivo nortear as regras de conduta e boas práticas para fotógrafos que participam de eventos disponíveis. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente seguro e colaborativo, para todos que utilizam a plataforma: fotógrafos, ...
    • Como funciona para criar eventos/galerias na Fotop?

      A Fotop é uma plataforma que permite que você crie seus próprios eventos e galerias e venda suas fotos diretamente para seus clientes. Para criar um evento/galeria, acesse o menu "commerce" do seu painel do fotógrafo e depois clique em "criar ...
    • Como posso utilizar a Fotop?

      A Fotop é uma plataforma que permite que você ganhe dinheiro com fotografia. Seja fotografando eventos pré cadastrados aos finais de semana como renda extra, ou vendendo suas fotos diretamente para os seus clientes, a Fotop garante que sua operação ...
    • Termos de Uso Fotop

      Olá, seja bem-vindo a Fotop! A plataforma da Fotop oferece uma interface a fotógrafos e aos fotografados (a seguir denominados “usuários”) tecnologia necessária para expor e comercializar fotografias produzidas em eventos, atrações turísticas, etc. ...