A Fotop atua como um marketplace de vendas de fotos e uma plataforma que permite a criação de lojas white label para uso dos fotógrafos e empresas utilizadoras da Fotop.
Contabilmente, a Fotop recebe uma comissão de vendas sobre as vendas e o fotógrafo/empresa de fotografia dona da foto é responsável por emitir um documento fiscal ao cliente final.
Ao final do mês, a Fotop emite uma nota ao fotógrafo/empresa de fotografia referente às comissões que foram retidas.
Caso exista um organizador do evento ou terceiro que também receba uma comissão, ele é responsável por emitir uma nota fiscal contra fotógrafo/empresa de fotografia ao final do mês.
Para que os fotógrafos possam cumprir suas obrigações fiscais com os clientes finais, a Fotop disponibiliza no painel de controle uma lista dos dados fiscais dos clientes que devem ser emitidos no período.
Passo a passo para baixar os dados para emissão de documentos fiscais:
1) Acesse o site painel.fotop.io e faça login com seu usuário e senha.
2) Acesso menu financeiro:
3) Clique em "Dados para emissão de Nota Fiscal"
4) Selecione o tipo de nota fiscal que vai emitir:
5) Selecione o período
6) Clique em Visualizar
7) Faça Download do arquivo CSV e emita as NFs a partir do arquivo.
As vendas feitas em países da América Latina são feitas em moeda local e convertida para Euros. Essa conversão é feita no momento da venda pela cotação oficial e tem uma taxa de conversão de moeda (FX) de 3%. No início de cada mês, é feito o fechamento de valores a receber do mês anterior e um pagamento em Euros é enviado para uma conta no Payoneer registrada em nome do fotógrafo até o dia 10 ou primeiro dia útil depois do dia 10 de cada mês.
Contabilmente, a Fotop emite uma invoice para cada cliente que compra fotos e necessita de uma invoice com o valor total do fechamento do mês do fotógrafo/empresa de fotografia para fazer a remessa ao Payoneer. O fotógrafo autoriza no painel a emissão da invoice por parte da Fotop em nome do fotógrafo e a geração do documento será feita pela Fotop automaticamente e disponibilizada ao fotógrafo no painel para efeitos de controle e declaração de impostos.
Dados necessários do fotógrafo/empresa de fotografia:
Veja com funciona:
O fluxo financeiro para as vendas realizadas em EUR (Euros), Doláres Americanos ou Dólares Australianos, é feito por uma modalidade chamada "split de pagamento". No momento do pagamento do pedido de fotos, ocorre a distribuição dos valores nas contas dos favorecidos (Fotop, fotógrafos, dono do evento na plataforma, organizador e revenda). Não necessariamente em todos os pedidos os valores são divididos em todas partes. Muitas vezes não existem partes para o organizador, dono do evento na plataforma ou revenda.
O fotógrafo/empresa de fotografia precisa ter uma conta no Stripe e conectar a Stripe no painel de administração. Após clicar no botão "connect", o fotógrafo/empresa de fotografia deve autenticar seus dados no Stripe. Após o pedido, o dinheiro já está na conta Stripe e tem um prazo de 3 dias para ficar disponível para resgate. Pelo próprio painel do Stripe é solicitada a transferência para conta bancaria.
2) Conectar a conta Stripe:
3) Siga as instruções na pagina do Stripe.
Contabilmente, a Fotop recebe uma comissão de vendas sobre as vendas e o fotógrafo/empresa de fotografia dona da foto é responsável pela emissão de uma invoice ao cliente final com o valor total da venda.
Ao final do mês, a Fotop emite uma invoice ao fotógrafo/empresa de fotografia referente às comissões que foram retidas.
Caso exista um organizador do evento ou terceiro que também receba uma comissão, ele é responsável por emitir uma invoice contra fotógrafo/empresa de fotografia ao final do mês.
O processo de emissão de invoice ao cliente final por parte do fotógrafo/empresa de fotografia é automatizado e realizado pela Fotop, para isso é necessário que seja fornecida uma autorização para a Fotop por parte do usuário do sistema
O fotógrafos / empresa de fotografia deve além de autorizar a Fotop a emitir as invoices em seu nome, informar o País onde tem residência fiscal e VAT caso tenham registro.
O fotógrafos / empresa de fotografia tem acesso a todas as invoices geradas pelo fotop em seu nome assim como a invoice gerada pelo Fotop para Fotógrafo no painel para efeitos de controle e declaração de impostos.