A busca por fotos através do número de identificação do participante é muito comum em eventos esportivos, como corrida de rua, competições de bicicleta, triathlon, entre outros.
Hoje você fotógrafo consegue identificar as fotos de duas formas, manualmente olhando foto por foto (saiba mais como fazer a identificação manual clicando aqui) ou automaticamente via nossa ferramenta do Identificador Automático.
Então elaboramos esse artigo para te ajudar a usar essa ferramenta.
Pontos importantes:
- A utilização dessa ferramenta está habilitada somente para eventos das categorias corrida de rua, corrida de montanha, ciclismo e triathlon / duathon;
- Para todo novo evento disponibilizamos 50 créditos gratuitamente para TESTE.
- Antes de subir todas as suas fotos você deve enviar primeiro 50 fotos de TESTE, em seguida revise a qualidade do resultado. Se não estiver satisfeito, certifique-se de estar usando de acordo com as dicas (mais abaixo) e nos envie suas críticas para [email protected] para que possa ajudar na evolução da ferramenta. Se ainda não estiver satisfeito, você pode optar pela identificação manual depois do upload de todas as fotos e testar novamente em um outro evento futuro! :)
- Os créditos são consumidos por foto enviada, ou seja, POR PROCESSAMENTO, independente se a foto for identificada ou não!
- A ferramenta não garante a identificação de todas as fotos.
- Caso o número tenha letras, pontos, hífen ou outros caracteres que não sejam números o sistema não funcionará corretamente, e dessa forma não recomendamos utilizá-lo.
Requisitos obrigatórios:
- Nenhuma letra ou símbolos
- A ferramenta de identificação automática entende apenas números como 1234, 5467, 001, 134.
- Não utilize a ferramenta quando os números de peito contiverem caracteres não numéricos, como 1234-5, 456.6, A3345 e etc.
- Caso você utilize algum programa de identificação manual, nunca envie o arquivo CSV com todas fotos após utilizar o identificador automático, pois a plataforma irá sobre escrever a identificação caso tenham nomes iguais.
- Quantidade máxima de dígitos
- O sistema entende no máximo 5 dígitos para eventos de corrida e 4 dígitos para eventos de ciclismo. Não utilize o sistema de identificação automática para eventos com quantidade maior de dígitos.
Dicas para uma boa identificação automática
- Mostre o número visível e legível
O sistema de identificação conseguirá ler o que você também conseguir ler. Se o número estiver com uma pequena parte escondida não tem problema, porém se estiver quase que totalmente escondido o sistema não conseguirá identificá-lo. Isso ocorre, normalmente, quando o braço do atleta ou outro objetivo encobre o número. Uma dica é você fazer foto frontal para diminuir a obstrução do número.
- Número de peito muito pequeno
Se você gosta de fazer foto do atleta com a paisagem tenha em mente que o número de peito pode ficar muito pequeno na imagem, atrapalhando a identificação automática. Neste caso o ideal é que o atleta esteja em primeiro plano, perto de você, para ter leitura do número.
- Inclinação moderada
Se você é daqueles que gostam de tirar fotos com a câmera inclinada, tudo bem! Mas pegue leve pois inclinar muito não ajuda o identificador a ler o número de peito.
- Número de peito no fundo da imagem
Evite tirar fotos que ao fundo apareça algo que se assemelhe um número de peito como por exemplo uma foto com um outdoor ao fundo que possa ter um corredor retratado nele, isso normalmente ocorre na chegada com imagens de divulgação impressas no pórtico.
- Número de peito amigável
Se, por acaso, você tiver alguma influência na produção do número de peito do evento escolha fazer ele com cores que gerem um bom contraste entre os dígitos e o fundo. Além disso, evite incluir textos com fonte no mesmo tamanho dos dígitos pois isso pode confundir o identificador.
Exemplos de fotos de fácil identificação:
Exemplos de fotos ruins para identificação pelo sistema:
Assista ao vídeo abaixo para entender melhor sobre o processo de identificação automática na plataforma:
Agora veja abaixo o passo a passo de como ela funciona.
Passo a passo para usar o identificador automático:
1. Na tela de upload das fotos você deve indicar que deseja a identificação automática: Em opção “Deseja identificar fotos automaticamente?”, selecione “Sim”. Uma nova coluna aparecerá abaixo na interface. Atualmente, o uso está disponível para eventos de Corrida de Rua e Bike;
2. Este quadro mostrará o saldo atual de créditos;
3. Caso precise, aqui você tem a opção de adicionar mais créditos;
3.1 Ao clicar no botão, será exibido um modal onde você deve inserir a quantidade de fotos que deseja identificar. O valor é cobrado por foto, então sugerimos que você limpe das suas fotos arquivos desfocados e tremidos;
3.2 Em seguida pediremos os dados do cartão e após o preenchimento será exibido uma mensagem da transação. Você deve atualizar a página de upload para os seus créditos serem exibidos.
4 Envie as fotos normalmente e depois de terminar o upload clique em **_”próximo passo”_** para ser direcionado ao gerenciador de fotos:
5. Na barra acima você pode visualizar o status da identificação (você pode atualizar os números clicando no ícone o item "aguardando processar", e aparecerão as fotos que o sistema ainda está identificando automaticamente);
6. Para as fotos que não foram identificadas, você deverá identificar manualmente (identificador online). Clique na opção “identificar” e você será direcionado ao fluxo normal de identificação;
7. Essa opção serve para você revisar as fotos identificadas, caso queira.
8. Caso encontre algum erro, você deve corrigir e salvar;
9. Se tiver qualquer dúvida de como usar a identificação, clique em “?” para revisar os atalhos;
10. Pronto, agora é só divulgar seu evento e esperar as vendas! :)
SOBRE O CUSTO DO NUMERADOR
Porque o numerador é cobrado? Para que o processo de numeração automática aconteça, usamos um sistema de computer vision que gera um custo adicional para cada foto enviada para reconhecimento. Os custos com transferência de arquivo, processamento, hospedagem continuam sendo cobertos pelo Fotop e não estão inclusos nos valores cobrados pela numeração automática. Os R$ 5,75 cobrem apenas o custo do processamento adicional dos vários processos necessários para a “leitura dos números”, custos com impostos pela nota fiscal que será emitida por esse serviço e custos com o processamento do cartão de crédito.